Diga adeus, ou não diga nada.

sexta-feira, setembro 29, 2017



Voltei para o blog afim de falar de um assunto polêmico: LUTO.

Hoje muito se fala sobre depressão e ansiedade, mas muito pouco se aceita de situações que nos levam a demonstrar sintomas dessas doenças modernas, sem de fato tê-las.
Muitas coisas podem desencadear os estados "deprimido" e "ansioso", uma delas é a vivência do luto em nossas vidas.
Inicialmente trago uma definição de dicionário sobre o assunto:

  1. 1.
    sentimento de tristeza profunda pela morte de alguém.
  2. 2.
    luto (acp. 1) originado por outras causas; amargura, desgosto.


Mas o luto psicológico não se limita a somente isso, a morte pode ser muito mais complexa que a perda física de alguém querido, a simples perda já pode desencadear a necessidade de um processo de luto.
Um término de relacionamento, uma mudança radical de cidade, deixar o antigo trabalho por um novo... São todas experiências que colocam fim em uma etapa de vivência intensa.
Existe a máxima que todo fim é um recomeço, porém re-começar exige um novo investimento emocional que muitas vezes não está disponível a quem enfrenta esse impasse.
A confusão mental, o aumento do pensamentos de dúvida e a nostalgia associada ao passado e ao que era certo podem levar as pessoas a se caracterizarem em um estado de melancolia intenso, o que gera diversas outras consequências e sintomas.

Falando de uma forma bem simplista, o luto tem algumas fases que costumam acontecer desordenadamente, permitindo sentimentos dúbios em momentos distintos:

1) Negação
Uma clara e típica defesa que faz com quem o indivídua simplesmente negue o fato ocorrido, "fugindo" da realidade, como se fosse apenas um pequeno detalhe e que posteriormente tudo voltará ao normal. É bem comum que a pessoa não queira falar sobre o assunto.

2) Raiva
Aquele momento em que o sujeito odeia tudo e todos e quer que tudo queime, sente-se injustiçado pelo que está acontecendo e não aceita passar por isso.

3) Barganha
Essa é minha fase favorita: o sujeito começa a negociar com absolutamente tudo e todos - Deus, diabo, amigos, família, entidades, energias cósmicas, cavaleiros do zodíaco - considerando que se agir de uma forma, coisas boas e maravilhosas vão acontecer. 

4) Depressão
A famosa fase do isolamento, tristeza e sentido de impotência em relação a situação. 

5) Aceitação
Uma hora ou outra tem que passar, não é mesmo?
É exatamente isso, o sujeito simplesmente aceita sem muito desespero que em algum momento as coisas vão ficar bem e consegue encarar a situação com a realidade necessária para poder superar e realmente seguir em frente.

É importante ressaltar que as fases podem acontecer todas ao mesmo tempo, em momentos diferentes, em ordens diferentes, durarem tempos diferentes, cada um tem sua forma peculiar de lidar com o luto.
Hoje tem-se 'adoecido' muitas situações que são necessárias e normais, inerentes aos desenvolvimento humano. O mais importante é compreender que os sentimentos vindos dessa situação fazem parte da normalidade da vida e serão contornados como em qualquer outra fase difícil.
Deve-se, claro- se atentar quando os sintomas são muito intensificados, não apresentam qualquer melhora com o passar do tempo e perduram por um período muito longo - e longo, leia-se meses e meses.

De qualquer forma, a tristeza é uma forma de saber que estamos vivos e que a vida é um ciclo constante que dificilmente será constante.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

PINTEREST